Moço, você não pode.

Moço,

Você não pode. Não pode chegar na nossa ciranda e organizar os cantos. Você não pode panfletar a nossa ciranda como se fosse o mensageiro dela. Você não pode dançar a nossa música. Você pode ouvi-l a. Você não pode tocar nosso tambor. Você não pode acender nossa fogueira. Você não pode trançar as nossas fitas e distribui-las como se estivesse nos fazendo um favor. Você não pode tomar o pandeiro das nossas mãos e batucar do seu modo. O ritual é nosso. A ciranda é nossa. Nós decidimos quando acender a fogueira, quando trançar e distribuir as fitas, quando tocar o pandeiro. Nós decidimos como se dança nesse ritual. É nosso e você não pode decidir partes dele. Você pode assisti-lo. Você pode buscar entendê-lo. Você pode mudar pessoalmente a partir dele. Você pode aprender.

Mas moço (feministo que tenta protagonizar o feminismo), você não pode girar a nossa ciranda.

Anúncios

6 comentários sobre “Moço, você não pode.

  1. Belo texto e estou de acordo.
    Mas fiquei na dúvida em uma coisa: seria o feminismo *HOJE* uma luta contra o machismo em si? Pois sei que machismo atinge até mesmo o homem na sua plenitude conservadorista (branco, heterossexual, classe média, fundamentalista cristão), é um looping terrível.
    O que questiono é: quando o homem é vítima da própria opressão do patriarcado ele pode se assumir feminista a partir do momento que ele começa a lutar contra o machismo? Considerando que ele queria “rotular”-se, que postura, causa ou movimento ele seria participamente?
    Entendo que ele jamais poderá ser porta-voz da causa já que historicamente quem mais sofreu (e ainda sofre) com o machismo foi a mulher, mas tenho somente essa dúvida sobre algumas linhas do movimento feminista que respeito muito.

    • olha, ao meu ver, homem pode ser feminista. pode apoiar e compartilhar das ideias da causa. como vc mesmo mencionou, assumir a postura de porta voz e ditar regra na causa não é ok, mas acredito que apoio à causa seja viável.

  2. Pingback: As pulgas da minha orelha « AlineValek

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s